
Ortopedia Funcional dos Maxilares

A especialidade
A OFM age diretamente no desenvolvimento dos maxilares e em suas estruturas adjacentes, quando há um desequilíbrio facial, o qual, muitas vezes, está associado a:
-
queixo saliente ou para dentro;
-
dentes tortos ou apinhados;
-
à mordida cruzada;
-
à falta de espaço para o nascimento dos dentes;
-
à respiração oral;
-
entre outros problemas.
A especialidade atua remodelando e redirecionando o crescimento dos dentes e dos ossos da face da criança utilizando-se dos aparelhos ortopédicos.
Os aparelhos utilizados pelos dentistas visam estimular a rede de neurônios sensoriais na região da boca, enviando a mensagem até o sistema nervoso central, que remodelará as estruturas de um sistema denominado estomatognático (gnatus = mandíbula).
Esse sistema fundamental para a mastigação, deglutição, fala, respiração e sucção, é formado por várias estruturas, dentre elas, a mandíbula, a maxila, as ATMS (articulações têmporo mandibulares), os arcos dentários, os músculos mastigatórios, entre outras.
Para que atuem corretamente, esses aparelhos ficam “soltos” na boca, e dessa forma, estimulam as funções orais e, consequentemente, neuronais do paciente. Com isso, ocorre a ativação da musculatura promovendo a remodelação óssea, muscular, articular e funcional da face.
